Homem-Formiga - O Pequeno Grande Review
- Mike Ale
- 20 de jul. de 2015
- 5 min de leitura
ATENÇÃO! - ESSE REVIEW CONTÉM 0% DE SPOILERS!!! PODE LER SEM MEDO E SEJA FELIZ =)

Bom, vamos lá.
O 12º filme da Marvel Studios chegou com muitas dúvidas, e altas confusões.
Primeiro teve a treta toda com o Edgar Wright (Scott Pilgrim vs the World, Shaun of the Dead, Hot Fuzz, the world's end e o soberbo Spaced).

O expressivo diretor e roteirista inglês começou o projeto com a Marvel, escreveu o roteiro e dirigiu um bom pedaço do filme do formigoso, mas por divergências de opiniões acabou abandonando o projeto (com certas mágoas e rancores).
Ele não aceitou bem a idéia da Marvel querer inserir elementos externos do Universo Expandido no Homem-Formiga, querendo assim fazer um filme mais íntimo e "seu" do herói.
No final é uma pena. Pra quem já é chegado no trabalho do cara, dá pra ver muito da mão dele na "primeira metade" do filme, e é inevitável ficar imaginando como seria se ele tivesse sido finalizado com a visão e̶l̶e̶g̶a̶n̶t̶e̶ ̶e̶ ̶v̶i̶s̶i̶o̶n̶á̶r̶i̶a̶ de Wright.
Mas enfim, temos um ótimo filme em mãos. Não vamos perder tempo falando de um filme que não existe.

Pra quem já achava a Marvel Studios corajosa (ou estúpida) o bastante por trazer os ilustres desconhecidos Guardiões da Galáxia pros cinemas (que de tão buchas nem tinham seu próprio gibizinho da Abril).
Imagina trazer o Homem-Formiga!?! Em um filme solo! Ainda seguindo o projeto de maior importância do estúdio até então: Os Vingadores: Era de Ultron! Parecia loucura! O gerente deve estar louco!

Mas não é que os desgraçados fizeram e acertaram de novo?
O filme funciona de todas as maneiras.
Introduz o personagem ao grande público civíl de maneira simples e orgãnica,
Fideliza o personagem já conhecido pelos nerds leitores de quadrinhos chatos e mimizentos,
Conta com maestria e coesão mais um capítulo dessa grande saga cinematográfica que a Marvel está se propondo a fazer desde 2008 com Homem de Ferro e que pretende levar até 2019 com Vingadores: Guerra Infinita II... E além! (O futuro a Thanos pertence).
A começar pela escolha do Scott Lang assumir o uniforme ao invés do Hank Pym, que embora eu tenha ficado meio assim com essa decisão no começo (Olhai o nerd leitor de quadrinho chato e mimizento) entendi perfeitamente o que eles queriam fazer e pensei "Puxa, é claro! Faz todo o sentido."
O filme olha para o passado, e assim se direciona para o futuro. (Que... Bonito)

E claro, não dá pra não falar do humor.
Parece que Homem-Formiga é a resposta suprema da Marvel Studios as críticas que recebe (ou que pelo menos pipocam nos fóruns de discussão nerds mimizentos) que é massiva a carga de humor que os filmes sempre trazem, ou que as piadas são desproporcionais e infantilóides... Ai os caras vão lá e fazem o filme mais galhofa possivel! Haehuaheauehau. Ai é que é o massa. Tudo bem o filme de herói ser sério. Mas pelo jeito a Marvel assumiu mesmo seu estilo e é assim que vai ser. O que pra mim tá bom. Não precisa mudar.
Todos os personagens secundários se destacam. TODOS. Desde o capanga número 3 até a filhinha de Scott, que é uma graça. E isso passando pelo Michael Peña que rouba o filme em todas as cenas que aparece. (Eu olhava no pôster e via aquele chicano e ficava pensativo 'o que diabos é esse chicano ai no pôster do Homem-Formiga - Não fico lendo notícias e bastidores... Mal vejo trailers, então me deixa ser burro). E vai até a antagonista Hope, interpretada pela Evangeline lilly (Que segundo mnha noiva é a eterna guria do Lost), que acaba tendo uma participação e uma carga dramática tão importante no filme que muitas vezes a trama se volta inteiramente pra ela. O que não é ruim, afinal, ela é extremamente importante. Só guardem esse fato. E isso não é um spoiler!

A carga dramática (Sim, tem!) é bem dosada, e não te deixa esquecer que se trata de um filme de humor. Mas está lá. E quando você menos esperar, vai estar enxugando aquela lagriminha marota escorrendo no canto do olho. Como um ninja silencioso. Mas ai você volta a rir. E fica tudo bem.
E Paul Rudd, assim como seus antecessores Robert Downey Jr, Chris Pratt e... Samuel L. Jackson, parece que nasceu pra interpretar esse específico herói nos cinemas. O papel cai como uma luva. Embora o personagem Scott Lang muitas vezes desapareça no filme, para dar espaço para Hope se resolver com o pai, ou pro fraco e confuso vilão Darren Cross dar achaques e tentar parecer ameaçador o bastante pra ser um vilão que vale (Faltou muito), ou até mesmo para qualquer outro personagem do filme. Dá tempo de você se perguntar de vez em quando: "Ué, cadê o Homem-Formiga". Mas isso é culpa de tempo limitado e MUITA coisa pra contar.

O vilão achei fraco mesmo. Pra mim é o elo mais fraco de todo o filme. Só no final que é legal, mas ai é por causa da luta (E do Thomas) e não por causa dele. Movido por clichês e chiliques desnecessários, o vilão só ressalta a (grave) dificuldade que a Marvel tem com vilões (tirando o Loki, que é bem maneiro). Se o filme não foi 100% (spoiler da nota do final do post) boa parte da culpa é do fato de que o filme tem um vilão muito, mas muito fraco.

E terminando (prometo). O que mais gostei, talvez tenha sido o diferencial que o filme apresenta. É um filme legítimo da Marvel. Não se engane. Se você detestou todos os 11 anteriores, você vai detestar esse também. Se você gostou de todos, vai gostar desse também, e se você gosta muito de uns e detesta muito outros, não sei quais são seus critérios, mas independente de qual seja, tenho certeza que Formiga vai parar no seu top 5. Ainda mais se você já gosta e conhece o clássico personagem de Lee e Kirby.
As cenas de ação estão impecáveis, todas as vezes que o Homem-Formiga encolhe são vertiginosamente legais! o 3º ato realmente é um dos melhores da Marvel até agora! E as surpresas que o filme dá para os fãs do personagem (sim, existem!) e de seu universo particular são dignas de outra lágrima marota escorrendo do canto do olho.

Que venha a Guerra Civil em 2016. E agora que já está mais do que comprovado que a Marvel consegue criar bons filmes (ótimos para alguns, medíocres para outros, mas sempre bons) a partir de qualquer que seja o personagem. Então que venha o Doutor Estranho, o Pantera Negra, a Capitã Marvel e os Inumanos! Ah, não sabe quem são esses personagens? Mas vai saber.... Ah, vai saber.
Nota: 9,5
Comentarios